O Festival de Teatro Velha Joana foi realizado pela primeira vez em Primavera do Leste no ano de 2007 com o objetivo de disseminar o teatro no município. A princípio, a ideia era apenas contemplar o movimento já existente na cidade, porém o interesse da população das cidades próximas fez com que o Festival absorvesse as produções dessas cidades também. Na sua quinta edição o Festival de Teatro Velha Joana já comportava o maior número de espetáculos de um festival em Mato Grosso. Foram 34 espetáculos apenas da cidade de Primavera do Leste que conta com uma população de menos de 56 mil habitantes, transformando o município num grande palco das Artes Cênicas com espetáculos em diversos lugares da cidade e nas mais diferentes linguagens.
Já no ano de 2019 foram mais de 60 (sessenta) apresentações em mais de 10 (dez) lugares diferentes da cidade, uma média de 500 participantes entre atores e técnicos; e público estimado de 15.000 (quinze mil) pessoas. Crianças, adolescentes, jovens, adultos distribuindo afetos nesse grande acontecimento das artes da cena no Brasil. O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, em suas 13 edições só contou com o patrocínio do Estado em 03 anos. É produzido e pensado pelos artistas de Teatro de Primavera do Leste que ajudam ano após ano a construírem a melhor maneira de fortalecer as práticas no município.
O Festival de Teatro Velha configura-se de três forma, buscando fomentar, expandir e criar espaços de transito das produções da cidade, do estado e de outros lugares do país. O Festival divide-se em três mostras: Mostra Panorama: Reservado apenas para a cena local. São selecionados 06 trabalhos que recebem contrato de circulação pela cidade. Mostra Regional: Conta com a participação de grupo e companhias de outras cidades que gostariam de apresentar suas propostas e participarem de um debate para o fortalecimento dos trabalhos. Mostra Oficial: Para Grupos e Companhias de dentro e de fora de Mato Grosso e grupos de outros países. Os trabalhos passam por curadoria e são selecionados alguns trabalhos para comporem a Mostra Oficial juntamente com os trabalhos selecionados no ano anterior pela mostra Panorama. Hoje, O Festival Velha Joana é o maior festival de teatro de Mato Grosso. Em sua última edição, no ano de 2017, o festival contou com 44 espetáculos e em 2018 com 62 trabalhos em 10 dias. Em 2018 foram mais de 480 atores e técnicos que passam pelos mais inóspitos palcos durante os 10 dias de evento, através de apresentações, oficinas, debates, workshops, o evento se apresenta como território para todos os trabalhos seja ele profissional, experimental, estudantil ou amador, por mais tênue e/ou desnecessária que essa linha de separação seja, possam realizar uma grande festa do Teatro no Brasil.