Sobre o Festival

O Festival Velha Joana foi realizado pela primeira vez em Primavera do Leste no ano de 2007, com o objetivo de difundir e democratizar o acesso à prática teatral no município. A princípio, a ideia era apenas contemplar o movimento já existente na cidade. Felizmente, o interesse, apoio e a necessidade de espaço de trânsito das produções das Artes da Cena que dialogasse e contemplasse os mais diversos percursos em que os grupos poderiam estar em Mato Grosso fez com que o Festival caminhasse e se efetivasse como um dos mais democráticos festivais realizados no nosso país. O Festival Velha Joana reúne grupos e coletivos experientes, grupos em formação, teatro na escola e escolas de teatro numa efetiva troca de experiências, afetos e subjetividades. 

Durante esses 17 anos de realização, passaram pelos palcos, salas alternativas, terrenos, quadras esportivas, casas, ruas, praças, pista de skate, piscina…, mais de 578 espetáculos/performances/processos cênicos, uma média de 5.150 atuantes e um público, estimado, atendido de 104.040 pessoas. O Festival Velha Joana é uma grande e emocionante festa do teatro brasileiro em Primavera do Leste.

Foto: Fred Gustavos

Foram enviadas 529 propostas entre espetáculos de teatro e dança, performances, intervenção urbana, teatro lambe-lambe, circo e ficamos emocionados com a qualidade e a riqueza das artes da cena que pulsa em nossos estados. Seria possível organizar inúmeros recortes curatoriais tão belo e potente como o que organizamos, nessa edição, para vocês. Serão 69 espetáculos em 10 dias divididos em três mostras: Panorama, Regional e Oficial.

Então, segure o fôlego e venha energizar-se do nosso recorte do que de mais lindo está pulsando em nosso país. Sim, porque esse ano, temos trabalhos de todas as regiões que constroem o nosso diverso Brasil transformando Primavera do Leste/MT na capital do Teatro do dia 17 ao dia 26 de novembro. Foram enviadas 529 propostas entre espetáculos de teatro e dança, performances, intervenção urbana, teatro lambe-lambe, circo e ficamos emocionados com a qualidade e a riqueza das artes da cena que pulsa em nossos estados. Seria possível organizar inúmeros recortes curatoriais tão belo e potente como o que organizamos, nessa edição, para vocês. Serão 69 espetáculos em 10 dias divididos em três mostras: Panorama, Regional e Oficial. Então, segure o fôlego e venha energizar-se do nosso recorte do que de mais lindo está pulsando em nosso país. Sim, porque esse ano, temos trabalhos de todas as regiões que constroem o nosso diverso Brasil transformando Primavera do Leste/MT na capital do Teatro do dia 17 ao dia 26 de novembro.Foram enviadas 529 propostas entre espetáculos de teatro e dança, performances, intervenção urbana, teatro lambe-lambe, circo e ficamos emocionados com a qualidade e a riqueza das artes da cena que pulsa em nossos estados. Seria possível organizar inúmeros recortes curatoriais tão belo e potente como o que organizamos, nessa edição, para vocês. Serão 69 espetáculos em 10 dias divididos em três mostras: Panorama, Regional e Oficial. Então, segure o fôlego e venha energizar-se do nosso recorte do que de mais lindo está pulsando em nosso país. Sim, porque esse ano, temos trabalhos de todas as regiões que constroem o nosso diverso Brasil transformando Primavera do Leste/MT na capital do Teatro do dia 17 ao dia 26 de novembro. Foram enviadas 529 propostas entre espetáculos de teatro e dança, performances, intervenção urbana, teatro lambe-lambe, circo e ficamos emocionados com a qualidade e a riqueza das artes da cena que pulsa em nossos estados. Seria possível organizar inúmeros recortes curatoriais tão belo e potente como o que organizamos, nessa edição, para vocês. Serão 69 espetáculos em 10 dias divididos em três mostras: Panorama, Regional e Oficial. Então, segure o fôlego e venha energizar-se do nosso recorte do que de mais lindo está pulsando em nosso país. Sim, porque esse ano, temos trabalhos de todas as regiões que constroem o nosso diverso Brasil transformando Primavera do Leste/MT na capital do Teatro do dia 17 ao dia 26 de novembro.