Programação 2023

XVII Festival Velha Joana

Mostra Oficial

A Mostra Oficial é direcionada para Grupos e Companhias de dentro e fora do Estado de Mato Grosso e, também, de outros países.

Mostra Regional

A Mostra Regional, conta com a participação de grupos e companhias de outras cidades que gostariam de apresentar suas propostas e participarem de um debate para o fortalecimento dos trabalhos.

Mostra Panorama

A Mostra Panorama é destinada para performers, atores, dançarinos, grupos, companhias e coletivos das artes da cena de Primavera do Leste, estudantes de escolas de teatro ou de teatro na escola dividida em duas categorias: Espetáculos para Infância e Espetáculos Juvenil e/ou Adulto.

Convidado

Espetáculos convidados de Primavera do Leste e Mato Grosso

Foto: Flavia Naox

19h30

Lamira Artes Cênicas/TO

Luna de Miel

Teatro Municipal | Livre | 50 minutos

Sinopse

Uma pesquisa inédita, autoral e feita na pandemia sobre as linguagens da dança e da Palhaçaria. Cuja finalidade foi criar um espetáculo cênico que se utilizasse da construção e da linguagem corporal para criar a dramaturgia física e cômica dos personagens e da história. A investigação se deparou sobre a elaboração de partituras de movimentos que levassem à comicidade, o movimento cômico e sem falas para dialogar diretamente com o público. O espetáculo retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel. E na lua de mel vão passar por inúmeras aventuras que farão descobrir que o amor e a palhaçaria são os melhores antídotos para as dificuldades.

XVII Festival Velha Joana, Festival de Artes da cena do Cerrado Mato Grossense, em Primavera do Leste. Espetáculo Para Menores com Elka Victorino de Cuiabá, Mato Grosso
Foto: Fred Gustavos

21h00

Para Menores

Elke Victorino/MT

Centro Cultural | 16 anos | 45 minutos

Sinopse

A imersão em uma “cultura de cadeia” possibilitou a criação de uma rede de relações entre os corpos da bailarina e dos adolescentes encarcerados, num processo rico em afeto e contaminações. O ambiente de conflitos, a tensão de uma prática relacional, produziram faíscas para a criação em dança. Momentos desse processo, fagocitados, digeridos e transformados em alimento para a produção de partituras coreográficas, aparecem como pontos da memória na dramaturgia. Um processo antropofágico, no qual a bailarina se alimentou da cultura daqueles jovens, ampliou o território de auto ficção, mudando para a cena, o que antes habitava em jaula.

22h00

Eureka

E. M. de Teatro | C. Cultural

Teatro Municipal | Livre 

18/11 - Sábado

Foto: Fred Gustavos

14h00

Raiz

Grupo Gambiarra/MT

Teatro Municipal | 10 anos 

Sinopse

raiz, juntamente com o caule e as folhas, compõe a parte vegetativa das plantas, ou seja, aquela que não está envolvida na reprodução do reflexo do crescimento desse grande sistema, que ainda encontra – se em constante evolução. Vidas, falas e histórias enraizadas e sendo reproduzidas? Em que sentido? Para onde e como está crescendo essa planta?!

Foto: Fábio Moura

17h00

Sodade

Panorando Cia e Produtora/AM

Teatro Municipal | Livre | 45 minutos

Sinopse

“Sodade” aborda o imaginário nordestino como principal fonte para a criação das cenas, inspirando-se, principalmente, em crenças e situações cotidianas do Nordeste brasileiro. Após a perda de uma amizade, um grupo de amigos revivem momentos passados de quando o coletivo ainda estava completo. Lembranças de romances, de diversão e conflitos endossam o que a saudade quer dizer, ou melhor, o “sodade”. Com o desafio de adotar uma narrativa e, ao mesmo tempo, ater-se à linguagem corporal, o processo foi mergulhado em referências clownescas e do Teatro de Rua.

Foto: Mequiel Zacarias

19h00

Criando Asas

TEAF Teatro Experimental de Alta Floresta/MT

Centro Cultural | Livre | 45 minutos

Sinopse

Uma fábula teatral na qual Zelda, uma formiga, nos ensina a perseverar em busca da realização de nossos desejos e a não nos dobrarmos diante de um mundo limitado, onde sonhar é tido como anormal. 

Foto: Fred Gustavos

20h30

O Adeus de Maria

Grupo Primitivos/MT

Teatro Municipal | Livre | 60 minutos

Sinopse

Maria-de-Barro passa os dias esperando que as coisas mudem em sua comunidade e que consiga se  sentir, finalmente, feliz. Durante uma noite estrelada, ela conhece um Curió viajante com quem não  consegue deixar de conversar, causando uma comoção social na comunidade de pássaros que não aceita  a presença de pássaros pretos retintos na região. Entre as maldades de um Canário e a curiosidade dos  Pardais, muita comédia, amor, luta e superação nessa história para infância e adolescência que discute  preconceito estruturais, o racismo e a constante luta por uma segunda chance.

22h00

Contos da Terra

Trupe Bororol/MT

Centro Cultural | Livre | 40 minutos

Sinopse

Contos da Terra é um espetáculo circense que remonta as histórias do cerrado, recontando os casos do povo, as poesias do chão vermelho e as novidades que a chuva traz. A trupe Bororol volta o olhar para a terra e se renova com um espetáculo lúdico, vibrante, enredado em notas de afeto. Um convite para perceber as histórias que o Mato-Grosso conta em suas linhas de memória.

19/11 - Domingo

Foto: Elmo Gomes

17h30

Pru-ti-ti - Memórias de Estimação

Insensata Produções Artísticas e Culturais/MG

Teatro Municipal | Livre | 70 minutos

Sinopse

Pru-ti-ti – Memórias de Estimação é livremente inspirado em “O Menino e o Pinto do Menino”, obra de Wander Piroli que conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho e tenta a todo custo levá-lo para casa. A dramaturgia costura, ainda, as memórias sobre os afetos, as alegrias e dores dos atores e diretores Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques e Keu Freire, que narram, comentam, descrevem e re-apresentam as lembranças sobre seus animais de estimação.

Foto: Fred Gustavos

18h45

Inhamor - A despedida

Thereza Helena/MT

Centro Cultural | Livre | 40 minutos

Sinopse

Inhamor reserva um lugar à mesa para todas as mulheres e as convoca a pôr em pratos limpos certas questões: o que regula a geografia do nosso corpo? Quem disse que nós gordinhas não combinamos com biquíni? Com o preparo de um pão de inhame, Thereza Helena põe a mão na massa para revelar os enfrentamentos de uma mulher gorda com as convenções sociais do corpo, cujos conflitos fazem-na passar as férias reclusa diante da TV enquanto as amigas vão à praia. Com a reconstrução da quase esquecida coreografia cotidiana do ajuntamento em torno da mesa da cozinha, a partilha do pão quentinho celebra e instiga o corpo feminino em libertação.

Foto: Thairo Meneghetti

20h00

O Menino Inventador

Grupo Primitivos/MT

Teatro Municipal | Livre | 55 minutos

Sinopse

A história de um menino que tem o grande desejo de ser uma profissão que ainda não existe. Criativo, inventivo e sonhador, acaba enfrentando a desconfiança dos pais e do professor que vivem dizendo para o menino tomar cuidado com as coisas da cabeça. Nessa jornada entre suas vontades e as vontades dos outros, ele terá que decidir se vale a pena continuar sonhando.

Foto: Fred Gustavos

21h30

Sobre o Velho Novo Costume

E. M. de Teatro - Coletivo Inversão/MT

Teatro Municipal| Livre | 25 minutos

Sinopse

Um menino se junta a um grupo de pessoas, para atravessar as montanhas em busca de remédios e instruções, para tratar uma pequena cidade que está em caos por conta de uma epidemia. Esta expedição entrecruza pelos caminhos do teatro presencial e digital.

22h30

Você está me vendo (não cabem dois elefantes aqui)

E. M. de Teatro | C. Cultural

Teatro Municipal | Livre 

20/11 - Segunda-feira

08h00

Cabeça de Bexiga

E. M. de Teatro | Cras Ivone

Teatro Municipal | Livre

08h40

Como a Lua

E. M. de Teatro | Creju

Teatro Municipal | Livre

09h15

As Flores da Gravatinha

Colégio Nova Geração - COC

Teatro Municipal | Livre

Foto: Shanti

14h00

Kombinando Cerrado

Cia duCafundó/MT

Teatro Municipal | Livre | 40 minutos

Sinopse

Após o fechamento do circo, dois artistas saem em busca de experiências que os façam continuar a viver a arte, criando um universo lúdico e cheio de imaginação, onde se arriscam em situações hilariantes para não se perderem da felicidade. Kombinando com Cerrado é um espetáculo humorístico, circense e poético, onde todos são bem-vindos a mergulhar no frescor da infância.

Foto: Fred Gustavos

16h30

Procura-se Velha Joana desesperadamente

Grupo Primitivos/MT

Praça Velha Joana | Livre | 60 minutos

Sinopse

A icônica história da mulher que lutou bravamente numa cidade em que ela era uma das únicas moradoras. Lendas e histórias em torno dessa importante personagem no cerrado mato-grossense.

18h00

Afetropia

E. M. de Teatro - C. Cultural

Centro Cultural | 14 anos

Foto: Shanti

19h00

A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu

Ateliê voadOR Teatro /BA

Teatro Municipal | Livre | 80 minutos

Sinopse

Baseada em diferentes versões de Romeu e Julieta, escritas por Arthur Brooke (lírico), Matteo Bandello (prosa), Shakespeare (dramático) e João Martins de Athayde (épico), uma trupe de teatro, uma escória de atores, de corpos da rua encenam sua versão particular, uma quinta história que, apoiada em Ítalo Calvino e na ideia de que um clássico é uma obra que nunca termina de dizer o que tem a dizer, oferece ao público uma “encenação em encruzilhada”, fiel às forças de movimento, cruzo, rasura, invenção, provocada pela nossa vontade de expandir referências e conhecimentos sobre tudo que nossos olhos alcançam além da marafunda colonial numa espécie de encenação exusíaca, totalmente contrária às formas canônicas de controle, regulação e vigilância.

Foto: Fred Gustavos

22h00

Alice

Teatro Faces Jovem/MT

Teatro Municipal | 18 anos | 60 minutos

Ficha Técnica

Encenação e Dramaturgia: Wanderson Lana; Produção: Hiago Gonçalves; Cenário: José Messias de Lana, Dani Whittemore; Figurino e Maquiagem: Coletivo; Sonoplastia e Iluminação: Wanderson Lana; Elenco: Alice Anayume, Camila Wandscheer, Dani Whittemore, Hiago Gonçalves, Isabela Cassimiro, Jeisy Sá, Marcione Neves, Sabrina Nathany, Thairo Meneghetti, Wellini Izidre

21/11 - Terça-feira

07h40

Vizinhança

E. M. de Teatro - C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

08h20

História de Pardal e Lambaris

E. M. de Teatro - C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

09h00

Lumetube: O vagalume

E. M. de Teatro - Cras Mabilia S. Furtado

Teatro Municipal | Livre

09h40

Agora o Quequeesse

E. M. de Teatro - C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

Foto: Fred Gustavos

14h00

Procura-se Velha Joana desesperadamente

Grupo Primitivos/MT

IFMT Campus Primavera do Leste | Livre | 60 minutos

Sinopse

A icônica história da mulher que lutou bravamente numa cidade em que ela era uma das únicas moradoras. Lendas e histórias em torno dessa importante personagem no cerrado mato-grossense.

Foto: Tati Motta

18h00

Auto da Compadecida

Grupo Maria Cutia/MG

Teatro Municipal | 14 anos | 90 minutos

Sinopse

As aventuras picarescas de João Grilo e Chicó que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopéia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo.

Foto: Tati Motta

20h30

Auto da Compadecida

Grupo Maria Cutia/MG

Teatro Municipal | 14 anos | 90 minutos

Sinopse

As aventuras picarescas de João Grilo e Chicó que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopéia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo

Foto: Fred Gustavos

22h00

Alô

Geração da Arte/MT

Centro Cultural | 14 anos | 20 minutos

Sinopse

Alô surge como uma denuncia a opressão e violência que as mulheres sofrem em seu cotidiano. Demonstra narrativas que culpabilizam as vítimas. Levanta questionamentos e desperta para que mais alôs surjam. Alô?!

22/11 - Quarta-feira

08h00

História de Princesas

E. M. de Teatro - C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

Foto: Fred Gustavos

08h20

Natu(reza)

Geração da Arte/MT

Centro Cultural | Livre | 20 minutos

Sinopse

O doce cantar dos pássaros e os sons dos animais dão lugar aos ruídos de máquinas e, também, ao sofrimento. Um clarão no horizonte denuncia um crime, a queima do nosso verde, a deixar rastros de cinzas pelo caminho. Embora muitos não queiram enxergar, a atividade humana está acabando com aquilo que deveria ser sagrado. O bombear do coração da nossa mata já
fraqueja. A natureza clama por ajuda, a natu(reza).

08h40

A Princesa Garrancho e o Soldado Sujeira

E. M. de Teatro - C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

09h15

Ana Kalanga e a Rainha

E. M. de Teatro - Cras Mabilia S. Furtado

Teatro Municipal | Livre

14h00

Re/Pintando

E. M. de Teatro - Cras Ivone Agnes

Teatro Municipal | Livre

14h40

A pequena conselheira da Rainha

E. M. de Teatro - Tuiuiú

Teatro Municipal | Livre

15h30

Reticência e Etc...

E. M. de Teatro - Paulo Freire

Teatro Municipal | 12 anos

Foto: Faces Jovem

19h30

Azul da cor do Céu

Teatro Faces Jovem/MT

Teatro Municipal | Livre | 60 minutos

Sinopse

O espetáculo conta a história de amizade entre Andinho e Mariana e fala sobre o conceito de céu no universo da infância e da juventude. Tudo começa após Andinho matar com seu estilingue Cisco, um passarinho amigo da Mariana. Com medo de represálias, esconde o segredo da amiga, que resolve ir até o céu atrás do passarinho. É ai que toda a discussão se desenvolve; viajando pelo mito do sol e da lua, eles se deparam com figuras do universo fantástico como o Vento, a Madrugada, o Sol e a Lua; e também do universo fabular com a Araponga e vários outros passarinhos.

Foto: Bruna Obadowski e Ahmad Jarrah

20h30

Taichibanana

Grupo Tibanaré/MT

Centro Cultural | 14 anos | 76 minutos

Sinopse

Mas afinal de contas o que é esse equilíbrio da vida que buscamos? De forma bem-humorada TaiChiBanana aborda as boas práticas na busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual, entretanto, veremos na cena um momento de curto-circuito da personagem que mistura sua vida para vários caminhos ou mistura os caminhos para sua vida. Cômico e interativo, o espetáculo envolve o público através de acontecimentos em série e o excesso de informações vivenciadas por este fugitivo de enlatados, lanches gordurosos, refrigerantes, carnes processadas, sedentarismos, pneus sobressaindo… Enfim, a divertida obra tem traços com o realismo fantástico, advindas da subjetividade física do artista Jefferson Jarcem. Bom apetite!

Foto: Sabrina Marthendal

22h00

Das Águas

Cia Carona de Teatro/SC

Centro Cultural | 14 anos | 60 minutos

Sinopse

Diluídas na chuva que cai incessantemente, figuras e histórias passeiam como se fizessem parte da paisagem. Lembranças caem como a garoa, para logo serem esquecidas. Tomando como ponto de partida a relação das pessoas com as enchentes que frequentemente assolam o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a Cia Carona de Teatro trabalhou com um grupo de artistas locais (artistas plásticos / compositores / dramaturgo) para levar aos palcos um espetáculo que tentasse trazer à tona as emoções, o sofrimento e o desamparo que os moradores dessa região passam periodicamente. “Das Águas” foi a forma que a Cia Carona encontrou de jogar-se nesse rio traiçoeiro e lamacento. Ali, é só a chuva o que existe. Todo o resto são objetos.

23/11 - Quinta-feira

08h00

Desoxirribonucleico

E. M. de Teatro - IFMT Campus Primavera

Teatro Municipal | Livre

08h40

Ciclos

Colégio Nova Geração - COC

Teatro Municipal | Livre

09h30

Como nossos pais

E. M. de Teatro - Alda G. Scopel

Teatro Municipal | Livre

10h00

Sobre como as Sequoias criam raizes

E. M. de Teatro - C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

13h40

Brincando com Medo

E. M. de Teatro - Tecido Acrobático

Teatro Municipal | Livre

14h10

Pra ninguém se esquecer de Mariana

E. M. de Teatro - Cras Mabilia S. Furtado

Teatro Municipal | Livre

14h50

Mundo de dois mundos

E. M. de Teatro -C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

Foto: Fred Gustavos

19h00

Sinhadores

Teatro Faces/MT

Teatro Municipal | 14 anos | 50 minutos

Sinopse

Sinhadores fala sobre como é viver em comunidade. As dificuldades, anseios, vontades e regras impostas. Viver em comunidade é fechar os olhos para o conhecimento. Assim vivem os Sinhadores, com os olhos fechados, porém, com o coração aberto para sonhos, imaginando uma comunidade em que todos sejam tratados como iguais.

Foto: Allan Diniz

21h30

Há uma festa sem começo que não termina com o fim

Pavilhão da Magnólia/CE

Centro Cultural | 18 anos | 100 minutos

Sinopse

Livro é árvore, verso já foi traço escrito na terra arada. Os verbos são passado e presente simultâneos. Nenhuma palavra termina em si mesma, os corpos também não. Num rito coletivo de festa e de teatro, uma casa se reabre às/aos convivas e reaprende: como estarmos juntos novamente? Quatro artistas, tal qual páginas soltas de um livro, folheiam o tempo e convidam o público a percorrer um lugar, um ontem, uma vida, um agora, um país, um amanhã. Esta peça é um encontro, uma confidência, uma roda de conversa. Um convite para fazer dançar as memórias de vocês, do grupo Pavilhão da Magnólia e do Brasil. Ao dançarem juntas, fazem aparecer os fantasmas de nosso país, feridas nunca superadas.

24/11 - Sexta-feira

Foto: DES

09h00

CaÊ

Karma Coletivo de Artes Cênicas/SC

Teatro Municipal | Livre | 40 minutos

Sinopse

CaÊ segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes…

13h40

Não sei, só sei que foi assim

E. M. de Teatro | IFMT Campus Primavera

Teatro Municipal | Livre

14h30

A Bruxa

Colégio Nova Geração - COC

Teatro Municipal | Livre

Foto: Fred Gustavos

15h15

Estrela Maria

Cia VostraZ de Teatro/MT

Centro Cultural | Livre | 76 minutos

Sinopse

No universo das coisas miúdas Joaquim, Juca e Maria por alguns instantes sem serem notados, observam a tudo e se aventuram na imaginação. Estrela Maria é um mundo, uma passagem, um instante, sem cronologia, sem ponderamento das ilusões criativas, um mundo curioso como passarinho, peixe, pedra, galinha, árvore, rio, vento, bicho, história sem fim, medo da morte, invenção, inverdade ou ilusão passageira.

17h30

...para Naragônia

Teatro Ogan/MT

Teatro Municipal | Livre | 35 minutos

Sinopse

Vários loucos se encontram quando a lua surge no céu e embarcam numa viagem rumo às aventuras! Navegando, eles contam histórias de pescadores e sereias, de como a Lua subiu ao céu, de princesas e navegantes rumo à Naragônia, a Terra Prometida!

19h00

E. M. de Teatro | C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

Foto: Julio Rocha

19h45

A vila de Pantalux

Grupo Penumbra/MT

Centro Cultural | Livre | 30 minutos

Sinopse

A Vila de Pantolux é um teatro de sombra contemporâneo, no qual projetamos figuras recortadas, nossas sombras e próteses corporais. Nessa peça vemos o progresso se transformar em sombra literalmente, por uma barragem que se rompe e sendo essa história inspirada no impacto gerado pela inundação decorrida da construção da Usina Hidrelétrica do Manso na Comunidade João Carro, em Chapada dos Guimarães/MT.

21h00

Miau

E. M. de Teatro | C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

Foto: Fred Gustavos

21h30

Elefante

Teatro Faces Jovem/MT

Centro Cultural | 18 anos | 40 minutos

Sinopse

Uma mulher é violentada por um grupo de homens, mas são os homens que julgam a inocência da mulher. Enquanto a vítima pede socorro é colocada em discussão a sua maneira de se vestir, de se comportar e até mesmo as condições em que se encontrava no momento da agressão. O espetáculo surge a partir da pesquisa sobre casos reais de estupro e sua repercussão nas redes sociais.

22h30

Nariz

E. M. de Teatro | C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

25/11 - Sábado

07h30

Reino União

E. M. de Teatro - Vila União

Vila União (Zona Rural) | Livre

09h00

Que fuzuê é esse?

E. M. de Teatro - C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

10h15

Faz de conta que é teatro

E. M. de Teatro - C. Cultural

Teatro Municipal | Livre

14h00

Juventude

E. M. de Teatro - Cras Mabilia S. Furtado

Teatro Municipal | Livre

15h00

Antropomórficas

Cia Blueberry/MT

Teatro Municipal | 16 anos | 35 minutos

Sinopse

O espetáculo Antropomórficas, é uma livre inspiração no mito das amazonas em sua diferentes épocas e lugares. Segundo alguns pesquisadores “As Amazonas” eram mulheres guerreiras que viviam em comunidade isoladas sem a presença de homens. É relatado em algumas versões, que as jovens mulheres tinham seus seios cauterizados, dessa forma não amamentam e se assemelhavam ao homem. (Por isso o título Antropomórfica) A partir dessa mitologia, a Cia Blueberry construiu seu novo trabalho, propondo um constante diálogo entre uma jovem e uma velha, de forma que as mais velhas transferem seus conhecimentos as mais jovens, evidenciando uma relação de cuidados mútuos. Um texto que procura confrontar a tradição e o novo, uma relação histórica com o contemporâneo. Questionando e explicitando a dominação do corpo da mulher pelo homem, e se perguntando até onde a mulher deve pagar o preço para viver e conviver sobre os dogmas de muitas tradições.

16h00

A liberdade dos tambores

Grupo Thespis/MT

Teatro Municipal | 16 anos | 40 minutos

Sinopse

Uma ligação com o passado e o presente cheia de dores e a alegria ou marcas que jamais serão apagadas, Azinza e Fugencio tentam viver um amor, mas o que eles não sabiam é que esse amor seria acorrentado, na noite de passagens das almas, festa essa preparada pelos escravos uma grande tragédia se aproxima, o senhor do engenho mostraria a sua força e envolveria a negra Azinza que trocou o nego Fugencio pela carta de alforria. E agora Fugencio? a tua doce menina que fugiu de ti canta em outros braços, e agora Fugencio? o poder que era teu a frente dos teus irmãos ja não domina, e agora Fugencio? Lutarás pela tua liberdade ou libertará Azinza? Venham descobrir o final dessa história, narrada pelos tambores.

17h00

Eles ainda soltam pipa

Conectados na Arte/MT

Teatro Municipal | 12 anos | 21 minutos

Sinopse

Cinco crianças decidem soltar pipa, vão para um morro que existe dentro da cidade, chamado Morro da Línguiça. Na euforia de suas brincadeiras, a pipa de Duda prende no fio de luz, ela tenta pegá-la, infelizmente toma choque e vem a falecer.

18h00

Os Saltimbancos

Cena do Drama Cia de Teatro/MT

Teatro Municipal | Livre | 45 minutos

Sinopse

“Os Saltimbancos” é uma peça teatral baseada na obra de Chico Buarque, constituindo-se de um texto fortemente crítico e engajado. Neste espetáculo, a Cena do Drama incluiu novos elementos artísticos e linguísticos, a fim de atualizar o tema e discutir o contexto histórico da contemporaneidade brasileira. A trama apresenta um grupo de animais que se unem para combater a exploração de seus patrões, em um contexto de injustiças e desigualdades sociais. Na sua camada profunda, o texto é um rico documento histórico que discute o contexto sociocultural e político da Ditadura Militar no país. O texto apresenta grande beleza poética e, sobretudo, caráter engajado, típico do teatro político.

Foto: Luiza Rose

19h00

Ubu: O que é bom tem que continuar

Grupo de Teatro Clowns de Shakeaspeare/RN

Centro Cultural | Livre | 65 minutos

Sinopse

A obra tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, a obra desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio à influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder. Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.

Foto: Fred Gustavos

20h30

Golpes no ventre

Colectivo Âmbar/BA

Teatro Municipal | 14 anos | 40 minutos

Sinopse

GOLPES NO VENTRE narra a história de Bárbara: uma mulher negra que está dentro do útero na indecisão de nascer perante as histórias que sua mãe lhe conta durante o período de gestação. Vítima de um abuso, a mãe de Bárbara – que é interpretada pela atriz Zezé Motta e pela Ialorixá Alda Vieira (em vozes off)- lhe relata histórias de conquistas e perdas vividas por ela e suas ancestrais.

Foto: Luiza Rose

22h30

Sinuca de Bico

Grupo Fulanes/MT

Centro Cultural | 16 anos | 30 minutos

Sinopse

Fulana, uma jovem adulta, sonhadora e produtiva, se vê mergulhada em preocupações e sentimentos que a paralisam. Em sua cabeça, a depressão e a ansiedade se personificam e tomam conta dos seus pensamentos. Ela se vê cada vez mais esgotada, lutando contra o cansaço físico e mental. Ao procurar uma resposta para as suas angústias, ela recebe uma revelação que a surpreendente.

26/11 - Domingo

Foto: Fred Gustavos

18h00

Premiação da Mostra Panorama e Entrega do Prêmio Velha Joana de Teatro

Teatro Municipal | Livre

Eventos Passados

17/11 - Sexta-feira

Foto: Fred Gustavos

Abertura Oficial

19h00

Teatro Municipal | Livre